ednilton_so
(usa KUbuntu)
Enviado em 23/08/2010 - 16:44h
Olá,
Estas são duas distribuições muito diferentes. Fui usuário do openSUSE por mais de uma ano, mas acabei me decidindo pelo Ubuntu por, na época, estar com aplicativos mais novos que o openSUSE e, principalmente, devido a travamentos do KDE, como você mesmo especificou. Em muitos pontos acho o KDE melhor que o Gnome. Quem veio do Windows, por exemplo, vai achar mais similar pela robustez e pela alta configurabilidade do ambiente.
Já no Gnome as coisas são mais diretas e, até onde eu lembre, ele é mais estável que o KDE.
Também acho o apt-get mais prático e simples que o zypper. Algo que me deixa irritado com este último é o fato de que ele não consegue continuar baixando os pacotes de onde parou caso tenha havido um interrompimento de download. Assim, se estiver instalando grandes pacotes e a sua conexão cair, vai ter que iniciar o download desde o início novamente. Com o apt-get você sempre continua o download de onde parou. Isso pode parecer bobagem, mas num país como o Brasil onda a internet se compara a uma estrada esburacada, ter essa possibilidade faz toda a diferença.
O openSUSE tem o Yast que concentra as configurações administrativas do sistema. Isso é muito bom pois você faz muitas coisas avançadas em alguns cliques e tudo muito fácil de achar. Já no Ubuntu, as configurações mais avançadas são geralmente feitas pelo terminal. Em contrapartida, ele é mais amigável para um usuário menos experiente.
Outra coisa que faz muita diferença, pelo menos pra mim, é o fato que o openSUSE é uma versão grátis de um sistema que possui sua versão paga. Ou seja, você não terá todas as funcionalidades do sistema da Novell a não ser que pague por ele. Já o Ubuntu só tem versão grátis e livre. Isso quer dizer que com o Ubuntu você tem o melhor que a Canonical e a comunidade do Ubuntu podem oferecer.
Além disso, existem muito mais usuários do Ubuntu que do openSUSE, pelo menos no Brasil. Isso significa que se tiver algum problema, é mais fácil obter ajuda e documentação para a primeira distribuição.
Concluo então que, se você é um usuário iniciante, que comece pelo openSUSE. Se é um usuário intermediário, quer aprender e tem uma hardware completamente compatível com o Linux, vale a pena ter o openSUSE instalado. No mais, você só poderá descobrir todas as vantagens e desvantagens destas distros se realmente usá-las.
Boa sorte.